Quando se fala sobre alquimistas logo uma série de idéias povoa nossa mente. A imagem de pessoas estudando aquele aglomerado de símbolos, ocultismo e coisas afins, já invade nosso pensamento, e a mais mítica dessas imagens é o famoso ato de transformar chumbo em ouro.
Muitas histórias, mitos e fantasias rondam essa questão, envolvendo até a ganância humana. Mas o que realmente significa transformar chumbo em ouro? Será que é realmente modificar o metal em pedra preciosa? Será?!?
Na verdade todo o segredo e mágica reside em transformar, modificar ou aprimorar alguma coisa. Transformar chumbo em ouro, transformar o rústico em algo valioso, desenvolver algo, seja lá o que for. E a maior transformação que podemos realizar é em nossa vida.
Temos em nosso caminho muitas pedras de chumbo e… o que faremos com elas, qual será nossa ação perante tais pedras? Deixa-las-emos nos importunarem, nos atrapalharem, serem obstáculos espinhosos, intransponíveis ou transforma-las-emos em ouro, tornando nossa vivência fantástica?!
Essa mudança em nosso caminho é feita nas pequenas coisas do dia-a-dia. E como podemos realizar essa transformação?
Um dos segredos reside na maneira como vemos cada um dos acontecimentos à nossa volta, como encaramos cada circunstância que nos rodeia, como interagimos com o nosso cotidiano. Toda situação pode ser vista de infinitas maneiras. Experimente, por exemplo, pegar um pedaço de papel e desenhar um quadrado com um X no meio, dividindo-o em quatro triângulos iguais. Antes de continuar lendo, olhe para esse desenho por alguns instantes. O que você está vendo?
Muitos vão ver o quadrado dividido em triângulos e já lembrarão das aulas de geometria, lembrarão de graus e ângulos e todas aquelas definições que aprendemos na escola. Mas também podemos ver uma série de outras coisas nessa imagem. Observe novamente e encontrará um envelope, ou ainda uma ampulheta, quem sabe, talvez, uma pirâmide vista do alto. As possibilidades são muitas e cabe a cada um decidir o que deseja ver.
Aplicar esse conceito em uma imagem parece simples, mas como aplicá-lo às situações reais da vida? Os acontecimentos à nossa volta funcionam exatamente da mesma maneira: podem ser vistos sob diversas perspectivas, só temos que escolher qual delas.
Vamos dar um exemplo prático: em vez de olharmos um grande empecilho no trânsito, podemos usar esse tempo para imaginar caricaturas das pessoas em volta e dar boas risadas durante o percurso. Algo que num primeiro momento era maçante, estressante e inconveniente, passa a ser divertido.
Viver sob uma outra perspectiva se torna surpreendentemente fácil quando nos atrevemos tentar e aplicando essas “pequenas transformações” em nosso cotidiano, nos tornamos alquimistas de nossa vida, passando a ter uma vivência extraordinária.
Paz e Luz