Postura adequada em cada ambiente

Postura adequada em cada ambiente

Uma das mais novas polêmicas do momento foi deflagrada a partir da divulgação da reunião do Presidente e sua equipe de Ministros em relação a palavras de baixo calão largamente utilizadas. Não irei abordar aqui os aspectos políticos partidários relacionados ou provas para abertura e aprovação do pedido de impeachment, não é esse o foco deste texto.

Vi opiniões tanto para um lado como para outro, comparando a reunião, por exemplo, ao BBB, as novelas, as conversas de bares e é muito claro que essa polêmica só ocorre por se tratar de política, é muito mais emocional que coerente e políticos dos dois lados se valem dessa paixão, desta forma tecerei meus comentários e simplesmente ignorarei qualquer questão política.

A primeira coisa a dizer é que não faz o menor sentindo comparar uma reunião do mais alto escalão do País a novelas, BBB ou conversas em bares, são patamares completamente diferentes, da mesma forma que não se compara uma reunião coorporativa envolvendo seu presidente e diretores a essas mesmas coisas.

É básico entender que cada local exige um tipo de comportamento, um protocolo de como se comunicar, de como se posicionar, de como se vestir e assim por diante.

Você não vai à praia para mergulhar de terno e gravada, da mesma forma que não vai a uma reunião de diretória de uma multi nacional de sunga, em uma bate papo com amigos você pode falar gírias, pode cometer alguns erros de português sem maiores problemas e tem mais liberdade para brincadeiras, já em uma reunião coorporativa seu português deve ser correto e formal, suas roupas devem estar de acordo, as brincadeiras existem, mas são bem mais restritas e direcionadas.

Quando você vai a uma reunião religiosa, seja ela qual for, se comporta de acordo com o ambiente, se veste adequadamente e se expressa de acordo com as normas, um noivo não se casa de shorts e sem camisa, uma noiva se apresenta com todo o rigor e pompa que a cerimônia pede e permite, e quando eles respondem a derradeira pergunta dizem “Sim” em vez de “Ok”,  “Beleza” ou “Pode Ser”.

Poderia listar aqui uma gama gigantesca de exemplos que envolvem postura ou forma de se comunicar deixando evidente o quanto já fazemos isso nas mais diversas situações do dia a dia, mas por nos comportarmos como “torcedores políticos” simplesmente ignoramos essas questões que a grande maioria de nós já utiliza corriqueiramente.

É básico entender esses padrões de comportamento, isso não é ser hipócrita e sim ter senso de sociedade, senso de local, senso de comunicação, vivemos em sociedade, em casa com nossos familiares, nos grupos de amigos e nos ambientes corporativos ou mesmo nos ambientes virtuais, cada local apresenta regras, no mínimo informais, de como se comportar, de como se vestir e de como se comunicar.

Volto a frisar que não vem ao caso se você é de direita ou esquerda, se torce para Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fluminense ou qualquer outro time, não falo aqui de escolhas ou paixões, falo de saber se comportar, de saber se comunicar, de saber se expressar, de saber qual o ambiente a que se refere, pois todas essas questões refletem diretamente na sua postura.

Paz e Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *